Uma patologia já identificada há mais de 100 anos, com a publicação de artigo científico na revista norte-americana Archives of Internal Medicine, em 1910, pelo médico James Bryan Herrick. A descoberta da doença falciforme se deu por meio do avanço da genética clássica, sendo a primeira doença molecular humana a ser descoberta. Estudos antropológicos associados às análises biomoleculares apontam que nos períodos Paleolítico e Mesolítico (100 mil - 50 mil anos) tenha ocorrido a mutação do gene da globina beta A para a globina beta S, em regiões da Africa, nos grupos étnicos de Benin, Senegal, Bantu e Camarões e na Ásia, nas regiões da Arábia e ìndia. No Brasil, a doença falciforme atinge, na maioria dos casos, os afrodescendentes.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) foi instituída em 2009. Já em Pernambuco, a Política Estadual de Hematologia e Hemoterapia foi criada em 2017.
Pessoas unidas por uma mesma bandeira. Isso é futebol. A campanha lançada pelo GT Racismo de MPPE envolveu times de futebol do Recife e parceiros institucionais. Confira as peças:
O GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco, em parceria com as Polícias Civil e Militar, desenvolveram uma cartilha de denúncia contendo informações que auxiliam os cidadãos em casos de crimes de racismo. A cartilha informa o que é racismo, a quem o cidadão deve reportar o crime, entre outros instrumentos de denúncia. Clique na capa para visualizar a cartilha completa em PDF.