Núcleo de Enfrentamento ao Racismo do MPPE (GT Racismo)
Em 10 de dezembro 2002, o Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial do Ministério Público de Pernambuco (GT Racismo) foi criado com o objetivo de construir estratégias de enfrentamento ao racismo em todas as suas formas de manifestação, por meio da discussão do tema, sensibilização e capacitação de membros e servidores a partir da compreensão do racismo institucional e suas consequências na reprodução das desigualdades que atingem a população negra. A proposta é possibilitar uma mudança de atitude nas práticas cotidianas dos integrantes da instituição, numa perspectiva transversal, considerando que o racismo perpassa as diversas áreas de atuação do Ministério Público.
Nessa perspectiva, o GT incorporou, desde o início, a articulação com o Movimento Social Negro e com diversas instituições, principalmente do Sistema de Justiça, Segurança, Educação, Saúde, Defensorias e Universidades, construindo alternativas interinstitucionais para esse enfrentamento.
Em 11 de março de 2025, o GT Racismo se transformou no Núcleo de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco, diretamente vinculado à Procuradoria-Geral de Justiça. A transformação em Núcleo garante o caráter permanente e duradouro do trabalho de enfrentamento ao racismo em todas as suas formas.